VISÃO GLOBAL: PLATÃO E ARISTÓTELES
PERFIL:PLATÃO - Diálogos – Política.Vocação matemática . Dualista. Idealismo Vocação naturalista, observação do concreto. Metafísico. Lógico racional.
ARITÓTELES - Objetivos Movido por motivos políticos, éticos, estéticos e místicos. Recolhido na elaboração de seu sistema filosófico, adere a motivos práticos e sentimentais.
ARITÓTELES - Objetivos Movido por motivos políticos, éticos, estéticos e místicos. Recolhido na elaboração de seu sistema filosófico, adere a motivos práticos e sentimentais.
OBRAS:
PLATÃO - Chegaram até nós. Diálogos = Fédon, Timeu, Apologia de Sócrates etc.
ARISTÓTELES - Muitos escritos se perderam , otros chegaram até nós como: Metafísica, A política e outros.
ESCOLA:PLATÃO - Academia: num jardim junto do santuário do herói Academos (amigo)
ARISTÓTELES - Liceu perto do templo de Apolo Lício (amigo).
ARISTÓTELES - Aristotelismo: idem, mas com mais extensão e vigor.
ARISTÓTELES - Liceu perto do templo de Apolo Lício (amigo).
PROJEÇÃO DOUTRINÁRIA
PLATÃO - Platonismo: fecundo dentro e fora do pensamento grego. ARISTÓTELES - Aristotelismo: idem, mas com mais extensão e vigor.
INFLUÊNCIAS:PLATÃO - Sem Sócrates não teria havido o Platão que conhecemos
ARISTÓTELES - Sem Platão não teria havido o Aristóteles que conhecemos
ARISTÓTELES - Sem Platão não teria havido o Aristóteles que conhecemos
CAMINHOS TRAÇADOSPLATÃO - Mais brilhantes, sugestivos e aparentemente mais prometedores.
ARISTÓTELES - Humildes, menos espetaculares, mas eficazes e fecundos, porque estão baseados na realidadedas coisas.
ARISTÓTELES - Resolver o problema do ser
ARISTÓTELES - Não se contrapõe ao particular, mas lhe é posterior.
PLATÃO - As idéias não entram na composição dos seres do mundo sensível, senão de uma maneira puramente extrínseca, enquanto servem de modelos para a formação do Universo.
ARISTÓTELES - Pela abstração a inteligência atinge a essência das coisas. Não há o Mundo das Idéias.
ARISTÓTELES - Humildes, menos espetaculares, mas eficazes e fecundos, porque estão baseados na realidadedas coisas.
GNOSIOLOGIA:
PLATÃO - Resolver o problema da vida ARISTÓTELES - Resolver o problema do ser
IDEIAS UNIVERSAIS
PLATÃO - Realidade objetiva: Mundo das Idéias
ARISTÓTELES - Não existem modelos reais das coisas sensíveis (organização biológica)
O UNIVERSAL
PLATÃO - Não se contrapõe ao particular, mas, lhe é anterior. ARISTÓTELES - Não se contrapõe ao particular, mas lhe é posterior.
PLATÃO - As idéias não entram na composição dos seres do mundo sensível, senão de uma maneira puramente extrínseca, enquanto servem de modelos para a formação do Universo.
ARISTÓTELES - Pela abstração a inteligência atinge a essência das coisas. Não há o Mundo das Idéias.
REALIDADEPLATÃO - Antecipa-se ao método de Descartes e Spinoza, e incorre no mesmo defeito: “ partir de uma intuição fundamental para deduzir depois a realidade"
ARISTÓTELES - Realismo moderado, ratificado por Tomás de Aquino: não há intuição, mas abstração das idéias, nas quais e pelas quais se conhece a coisa em si.
ARISTÓTELES - Nega a realidade ontológica do mundo platônico das Idéias. Existem somente as substâncias individuais particulares e concretas.
PLATÃO- Recebe o seu sentido primitivo de cima – “da Idéia”.
ARISTÓTELES - Recebe o seu sentido primitivo de baixo – “do concreto”.
ARISTÓTELES - Realismo moderado, ratificado por Tomás de Aquino: não há intuição, mas abstração das idéias, nas quais e pelas quais se conhece a coisa em si.
O SER
PLATÃO - Mundo transcendente, hiperurânio, onde estão as idéias nas quais se concentra toda a realidade. Aí residem as substâncias imutáveis que são o objeto da ciência. ARISTÓTELES - Nega a realidade ontológica do mundo platônico das Idéias. Existem somente as substâncias individuais particulares e concretas.
PLATÃO- Recebe o seu sentido primitivo de cima – “da Idéia”.
ARISTÓTELES - Recebe o seu sentido primitivo de baixo – “do concreto”.
SENTIDOS PLATÃO - Desconfia dos sentidos
ARISTÓTELES - Os conceitos são tirados da experiência mediante a evidência
PLATÃO - Recusa a passagem da sensação ao conceito
ARISTÓTELES - “Nada está na mente que não tenha passado pelos sentidos”.
ARISTÓTELES - Faz a apologia do estudo da natureza: “Em cada parcela da natureza há sempre alguma maravilha”.
ARISTÓTELES - Os conceitos são tirados da experiência mediante a evidência
PLATÃO - Recusa a passagem da sensação ao conceito
ARISTÓTELES - “Nada está na mente que não tenha passado pelos sentidos”.
NATUREZA
PLATÃO - Não faz a apologia do estudo da natureza. ARISTÓTELES - Faz a apologia do estudo da natureza: “Em cada parcela da natureza há sempre alguma maravilha”.
CIÊNCIAPLATÃO - A construção do platonismo é de cima(mundo das idéias) para baixo.
ARISTÓTELES - A construção do aristotelismo é de baixo( da natureza) para cima.
PLATÃO - Desvia-se do método traçado por Sócrates. Representante do matematicismo exagerado seguido por Descartes, Malebranche, Spinoza e Leibniz, quer lograr em todos os ramos da ciência o mesmo grau de necessidade e de certeza que nas matemáticas. Seu idealismo frustra radicalmente seu desejo de chegar à verdadeira realidade
ARISTÓTELES - Retorna ao método socrático no seu verdadeiro sentido ascendente(dialético) , partindo da realidade dos indivíduos substanciais, concretos, múltiplos, móveis e contingentes do mundo físico, para construir sobre eles as ciências na ordem lógica e também para chegar eficazmente à única realidade transcendente na ordem ontológica que é Deus
ARISTÓTELES - O mesmo; Dedutiva, demonstrativa
ARISTÓTELES - Os conceitos são abstraídos das coisas.
PLATÃO - Inatismo.
ARISTÓTELES - Vem da experiência
PLATÃO - Depende das idéias inatas
ARISTÓTELES - Depende da percepção sensível
PLATÃO - Scire est reminisci – "saber é recordar"
ARISTÓTELES- Nihil est in mente quod prius non fuerit in sensu = "nada está na mente que antes não tenha pelos sentidos".
ARISTÓTELES - A construção do aristotelismo é de baixo( da natureza) para cima.
PLATÃO - Desvia-se do método traçado por Sócrates. Representante do matematicismo exagerado seguido por Descartes, Malebranche, Spinoza e Leibniz, quer lograr em todos os ramos da ciência o mesmo grau de necessidade e de certeza que nas matemáticas. Seu idealismo frustra radicalmente seu desejo de chegar à verdadeira realidade
ARISTÓTELES - Retorna ao método socrático no seu verdadeiro sentido ascendente(dialético) , partindo da realidade dos indivíduos substanciais, concretos, múltiplos, móveis e contingentes do mundo físico, para construir sobre eles as ciências na ordem lógica e também para chegar eficazmente à única realidade transcendente na ordem ontológica que é Deus
LÓGICA
PLATÃO - Dedutiva, demonstrativa ARISTÓTELES - O mesmo; Dedutiva, demonstrativa
CONHECIMENTO
PLATÃO - Os conceitos são a priori. ARISTÓTELES - Os conceitos são abstraídos das coisas.
PLATÃO - Inatismo.
ARISTÓTELES - Vem da experiência
PLATÃO - Depende das idéias inatas
ARISTÓTELES - Depende da percepção sensível
PLATÃO - Scire est reminisci – "saber é recordar"
ARISTÓTELES- Nihil est in mente quod prius non fuerit in sensu = "nada está na mente que antes não tenha pelos sentidos".
MATÉRIAPLATÃO - Puro não-ser, princípio de decadência
ARISTÓTELES - Condição indispensável para concretizar a forma.
PLATÃO - Tudo anela pela idéia
ARISTÓTELES - A matéria anela pela forma
ARISTÓTELES -Imanente e operante na matéria
PLATÃO - Olhos: suprema afinidade com o espírito
ARISTÓTELES -O ouvido é o órgão espiritual por excelência
ARISTÓTELES -Governa e domina as paixões
ARISTÓTELES - Investiga sobre a alma fixando-se em seus atos, dos quais deduz sua natureza e suas propriedades. Não considera a alma como coisa estranha ao corpo, senão que é seu princípio vital, unida a ele naturalmente como forma à sua matéria, de maneira substancial, constituindo um composto único e natural, que é a pessoa humana.
ARISTÓTELES -Salva tudo isto
PLATÃO - Tem em vista homens superiores e não homens comuns
ARISTÓTELES - Tem em vista homens superiores e não homens comuns
PLATÃO - Baseada em sentimentalismos lamentáveis
ARISTÓTELES -Sistematização aristotélica da ética muito acima dos sentimentalismos platônicos e marca um avanço muito mais positivo para a verdadeira solução.
PLATÃO - Insiste que se torna impossível saber sem querer, ou seja, é impossível a quem deixou de captar pela lógica da racionalidade agir contra a dinâmica que conduz ao Bem Supremo. Quem age imoralmente é porque não sabe, não entrou nos caminhos da razão.
ARISTÓTELES - É possível termos certezas teóricas e errarmos no campo da práxis.Existe neste setor complexidade muito maior.
PLATÃO - Cada pessoa tem o direito de ser o árbitro de seus valores, de sua vida ética.
ARISTÓTELES - Não reconhece a cada um , o direito de constituir seus valores. .
PLATÃO - Antropomorfismo Excluído
ARISTÓTELES -Antropomorfismo Excluído
PLATÃO - Politeísmo Não excluído de todo
ARISTÓTELES -Politeísmo Não excluído de todo
ARISTÓTELES - Mais perto do Pluralismo
ARISTÓTELES -Ciência de Deus
PLATÃO - Deus é espírito, acentuando o espírito objetivo, sendo a Idéia do Bem e do Belo a origem de tudo.
ARISTÓTELES - Deus é espírito, acentuando o espírito vivo, sendo que o Primeiro Motor imóvel move tudo sem se imiscuir no processo cósmico
PLATÃO -Sobre a natureza de Deus afeta um certo temor em aventurar uma atribuição indireta à natureza do seu supremo princípio
ARISTÓTELES - Declara-se firme e sem rebuços pelo real ser de Deus, como espírito pensante e vivendo uma vida feliz.
ARISTÓTELES - Condição indispensável para concretizar a forma.
PLATÃO - Tudo anela pela idéia
ARISTÓTELES - A matéria anela pela forma
FORMA
PLATÃO - Separada da matéria ARISTÓTELES -Imanente e operante na matéria
SENSAÇÃO
PLATÃO -Distinta do pensamento / Inatismo
ARISTÓTELES -Distinta do pensamento, sem idéias inatas. PLATÃO - Olhos: suprema afinidade com o espírito
ARISTÓTELES -O ouvido é o órgão espiritual por excelência
RAZÃO
PLATÃO -Aniquila e destrói as paixões ARISTÓTELES -Governa e domina as paixões
PSICOLOGIA
PLATÃO - Carece de todo valor científico. Baseada no mito da preexistência das almas. A alma está presa ao corpo com uma união acidental, violenta e antinatural. O corpo é o túmulo da alma, decaída de uma vida anterior feliz. ARISTÓTELES - Investiga sobre a alma fixando-se em seus atos, dos quais deduz sua natureza e suas propriedades. Não considera a alma como coisa estranha ao corpo, senão que é seu princípio vital, unida a ele naturalmente como forma à sua matéria, de maneira substancial, constituindo um composto único e natural, que é a pessoa humana.
ÉTICA
PLATÃO - Não salva o Direito Privado, a Propriedade Particular e a Família ARISTÓTELES -Salva tudo isto
PLATÃO - Tem em vista homens superiores e não homens comuns
ARISTÓTELES - Tem em vista homens superiores e não homens comuns
PLATÃO - Baseada em sentimentalismos lamentáveis
ARISTÓTELES -Sistematização aristotélica da ética muito acima dos sentimentalismos platônicos e marca um avanço muito mais positivo para a verdadeira solução.
PLATÃO - Insiste que se torna impossível saber sem querer, ou seja, é impossível a quem deixou de captar pela lógica da racionalidade agir contra a dinâmica que conduz ao Bem Supremo. Quem age imoralmente é porque não sabe, não entrou nos caminhos da razão.
ARISTÓTELES - É possível termos certezas teóricas e errarmos no campo da práxis.Existe neste setor complexidade muito maior.
PLATÃO - Cada pessoa tem o direito de ser o árbitro de seus valores, de sua vida ética.
ARISTÓTELES - Não reconhece a cada um , o direito de constituir seus valores. .
PLATÃO - Antropomorfismo Excluído
ARISTÓTELES -Antropomorfismo Excluído
PLATÃO - Politeísmo Não excluído de todo
ARISTÓTELES -Politeísmo Não excluído de todo
MONISMO E PLURALISMO
PLATÃO - Entre os extremos do monismo absoluto e do pluralismo radical mais perto do monismo ARISTÓTELES - Mais perto do Pluralismo
ESCRAVIDÃO
PLATÃO - Admite
ARISTÓTELES - necessáriaTEOLOGIA
PLATÃO - Ciência de DeusARISTÓTELES -Ciência de Deus
PLATÃO - Deus é espírito, acentuando o espírito objetivo, sendo a Idéia do Bem e do Belo a origem de tudo.
ARISTÓTELES - Deus é espírito, acentuando o espírito vivo, sendo que o Primeiro Motor imóvel move tudo sem se imiscuir no processo cósmico
PLATÃO -Sobre a natureza de Deus afeta um certo temor em aventurar uma atribuição indireta à natureza do seu supremo princípio
ARISTÓTELES - Declara-se firme e sem rebuços pelo real ser de Deus, como espírito pensante e vivendo uma vida feliz.
HERECLATISMOPLATÃO -Superado com sua doutrina da unidade e da multiplicidade
ARISTÓTELES -Superado com sua doutrina do ato e da potência
ARISTÓTELES -Superado com sua doutrina do ato e da potência
ALMAPLATÃO -Um ser que se move por si mesmo
ARISTÓTELES -Um ser que move por si mesmo
PLATÃO -Dotada de partes reais
ARISTÓTELES -Dotada de unidade
PLATÃO -Admite sua imortalidade
ARISTÓTELES -Imortalidade parcial
ARISTÓTELES -Eternidade da matéria e da forma, particularmente nos astros eternos, bem como ensina a eternidade do movimento .
ARISTÓTELES -Um ser que move por si mesmo
PLATÃO -Dotada de partes reais
ARISTÓTELES -Dotada de unidade
PLATÃO -Admite sua imortalidade
ARISTÓTELES -Imortalidade parcial
MUNDO
PLATÃO -Começo temporal ARISTÓTELES -Eternidade da matéria e da forma, particularmente nos astros eternos, bem como ensina a eternidade do movimento .
EDUCAÇÃO PLATÃO -militar Elimina tudo que é puramente técnico
ARISTÓTELES -Maior modernidade
PLATÃO -Preocupa-se com a estrutura espiritual da pessoa
ARISTÓTELES -Acentua a importância da maquinaria e da habilidade no manejo das armas
ARISTÓTELES -Maior modernidade
PLATÃO -Preocupa-se com a estrutura espiritual da pessoa
ARISTÓTELES -Acentua a importância da maquinaria e da habilidade no manejo das armas
HUMANIDADEPLATÃO -Não tinha idéia universal de humanidade
ARISTÓTELES -Não tinha ideia universal de humanidade, mas sa naturza é política
PLATÃO - Gregos = parentes e amigos; Bárbaros = inimigos.
ARISTÓTELES - Gregos = parentes e amigos; Bárbaros = inimigos.
ARISTÓTELES -Não tinha ideia universal de humanidade, mas sa naturza é política
PLATÃO - Gregos = parentes e amigos; Bárbaros = inimigos.
ARISTÓTELES - Gregos = parentes e amigos; Bárbaros = inimigos.
ESTADOPLATÃO -Tem por finalidade prover o bem coletivo
ARISTÓTELES -Seu papel essencial é a educação dos cidadãos
PLATÃO - Comunismo dos bens, das mulheres e dos filhos.
ARISTÓTELES -Comunismo, como resolução total dos indivíduos e dos valores no Estado é fantástico e irrealizável.
ARISTÓTELES -Seu papel essencial é a educação dos cidadãos
PLATÃO - Comunismo dos bens, das mulheres e dos filhos.
ARISTÓTELES -Comunismo, como resolução total dos indivíduos e dos valores no Estado é fantástico e irrealizável.
FILÓSOFOSPLATÃO - governam a República
ARISTÓTELES -Monarquia, aristocracia ou democracia.
ARISTÓTELES -Monarquia, aristocracia ou democracia.
RELIGIÃOPLATÃO - Oferece uma garantia aos valores morais do homem, os quais regulam a ordem da vida social. ARISTÓTELES -Necessária para a moralização do povo
ARISTÓTELES -É a imitação direta da forma imanente à matéria
PLATÃO - Resulta da cópia de uma cópia do mundo empírico que é já uma cópia do mundo ideal. Cópia não de essências, mas de fenômenos.
ARISTÓTELES -Tem como conteúdo o universal, inteligível do qual depende sua eficácia espiritual, isto é, pedagógica e purificadora.
Fontes
Abbagnano, Nicola. Dicionário de Filosofia, São Paulo: Mestre Jou, 1970
ARISTÓTELES. Metafísica. Porto Alegre: Globo, 1969.
_____________ in: Os Pensadores, São Paulo: Victor Civita,1979
BRUGGER, W. Dicionário de Filosofia, São Paulo: Herder, 1969
BRÉHIER. Histoire de la Philosophie: Antiquité et Moyen Âge, Paris: Presses
Universitaires de France, 1981.
CHAUI, M. Dos pré-socráticos a Aristóteles, São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
DUMONT, Jean-Paulo. Elementos de História da Filosofia Antiga: Brasília,
UNB,2004
FRANCA, Leonel. Noções de História da Filosofia, Rio de Janeiro: Agir, 1967
HIRSCHBERGER, J. História da Filosofia na Antigüidade. São Paulo: Herder, 1969.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. 3a.ed. São Paulo:Martins
_________ Aristóteles. México: Fondo de Cultura Econômica, 1997
LALANDE, André. Vocabulário técnico e crítico da Filosofia, São Paulo: Martins
Fontes, 199
PADOVANI, Umberto & CASTAGNOLA, L. História da Filosofia, São Paulo:
Melhoramentos, 1970
PHILIPPE, Marie-Dominique. Introdução à filosofia de Aristóteles. São Paulo:
Paulus, 2002.
PLATÃO. A República. São Paulo: Hemus, 1970
________ in: Os Pensadores, São Paulo: Victor Civita, 1979
REALE, Giovanni & ANTISERI, Dario. História da Filosofia: antiguidade e
Idade Média, São Paulo: Paulus, 1990.
SCIACCA, Michele Frederico. História da Filosofia: Antigüidade e Idade Média. São
Paulo: Mestre Jou, 1968.
ARTE
PLATÃO -Sua doutrina estética oscila entre a valorização e a desvalorização da arte e da beleza ARISTÓTELES -É a imitação direta da forma imanente à matéria
PLATÃO - Resulta da cópia de uma cópia do mundo empírico que é já uma cópia do mundo ideal. Cópia não de essências, mas de fenômenos.
ARISTÓTELES -Tem como conteúdo o universal, inteligível do qual depende sua eficácia espiritual, isto é, pedagógica e purificadora.
Fontes
Abbagnano, Nicola. Dicionário de Filosofia, São Paulo: Mestre Jou, 1970
ARISTÓTELES. Metafísica. Porto Alegre: Globo, 1969.
_____________ in: Os Pensadores, São Paulo: Victor Civita,1979
BRUGGER, W. Dicionário de Filosofia, São Paulo: Herder, 1969
BRÉHIER. Histoire de la Philosophie: Antiquité et Moyen Âge, Paris: Presses
Universitaires de France, 1981.
CHAUI, M. Dos pré-socráticos a Aristóteles, São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
DUMONT, Jean-Paulo. Elementos de História da Filosofia Antiga: Brasília,
UNB,2004
FRANCA, Leonel. Noções de História da Filosofia, Rio de Janeiro: Agir, 1967
HIRSCHBERGER, J. História da Filosofia na Antigüidade. São Paulo: Herder, 1969.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. 3a.ed. São Paulo:Martins
_________ Aristóteles. México: Fondo de Cultura Econômica, 1997
LALANDE, André. Vocabulário técnico e crítico da Filosofia, São Paulo: Martins
Fontes, 199
PADOVANI, Umberto & CASTAGNOLA, L. História da Filosofia, São Paulo:
Melhoramentos, 1970
PHILIPPE, Marie-Dominique. Introdução à filosofia de Aristóteles. São Paulo:
Paulus, 2002.
PLATÃO. A República. São Paulo: Hemus, 1970
________ in: Os Pensadores, São Paulo: Victor Civita, 1979
REALE, Giovanni & ANTISERI, Dario. História da Filosofia: antiguidade e
Idade Média, São Paulo: Paulus, 1990.
SCIACCA, Michele Frederico. História da Filosofia: Antigüidade e Idade Média. São
Paulo: Mestre Jou, 1968.
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